sábado, 4 de junho de 2011

Treinamento x HMB

Durante a discussão recente de um artigo observei o quanto é importante você ter uma idéia, um modelo experimental e saber como vai avaliar da melhor maneira sua hipótese, independente do resultado que vai obter.
Nesse referido trabalho o foco era investigar a suplementação de beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMB) em jogadores de futebol americano experientes sobre parâmetros de performance, marcadores de lesão, dor muscular e parâmetros hormonais. Após um período de destreinamento os indivíduos foram submetidos a treinamentos de alta intensidade durante 10 dias realizados em dois períodos duas vezes por dia, utilizando de exercícios específicos da modalidade realizado em campo, chamados drills. Durante esse período foi aplicado um questionário que avaliava a intensidade em que os treinos eram feitos, sendo que esses parâmetros não apresentaram compatibilidade com a intenção do trabalho que era alta intensidade. Outro fator curioso foi a redução de um hormônio marcador de estresse no final do período de treinamento. O parâmetro de capacidade anaeróbia foi avaliado, mas a literatura mostra que um período agudo, curto, de suplementação não é capaz de induzir qualquer alteração nesses parâmetros, sem contar que o método utilizado para essa analise não é o mais adequado. Assim o trabalho não mostrou efeito ergogênico desse suplemento nesse período curto com esses atletas.
O mais importante desse trabalho serve para nos mostrar a importância de sabermos onde estamos e para onde vamos, pois avaliar a pergunta da melhor maneira faz parte do jogo. Sabemos que a literatura é extensa com relação aos efeitos positivos desse ergogênico, mas é necessário cautela na utilização, sem contar que é imprescindível entender o possível mecanismo do proposto ergogênico para assim tentar aplicar a uma rotina de treinamento.
Bons treinos e inteligente suplementação!
Hoffman JR, Cooper J, Wendell M, Im J, Kang J. Effects of beta-hydroxy
beta-methylbutyrate on power performance and indices of muscle damage and stress
during high-intensity training. J Strength Cond Res. 2004 Nov;18(4):747-52.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Troféu Cidade São Paulo

Nessa última terça, 25 de janeiro, como todos devem saber foi o aniversário da cidade de São Paulo, cidade essa que ainda tenho um certo receio de dizer que gosto, mas respeito e aprecio. Um dos grandes eventos que aconteceu foi o XII Troféu Cidade São Paulo com provas de 6,1 e 10Km, a prova de 10Km foi a minha primeira do ano, confesso que treinos programados não tinha feito ainda e essa serviu apenas para um laboratório, pois acredito que consegui desde a cirurgia fazer uma boa base, com fortalecimento muscular.
Desta maneira confirmei alguns fatos como: suplementação prévia e durante são importantes, essa estratégia tem sem duvida grande participação em eventos que se pretende ter um bom resultado com o mínimo de incómodo, outro ponto observado é a importancia da programação a curto prazo, que envolve o descanço em especial. Digo isso porque foi uma prova que não consegui descansar efetivamente um dia antes e não consegui render o suficiente, tudo isso agravado pelo calor que foi intenso e castigador. Fora essas intercorrências a prova foi bem bacana, pois reencontrar amigos e estar nesse ambiente é muito prazeroso.
Ao sair desse evento quando cruzava a ponte Eusébio com minha companheira "magrela" vi a marginal congestionada de bicicletas, uma cena inusitada e bem legal, que bom se fosse sempre assim!
Bom treinos e ótimos projetos a todos... e busquem resultados!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

2011


Fala galera...
O ano que se encerrou fechamos com a maravilhosa prova "8 Desafio de Campos", muito linda e aconselho aos amantes do ciclismo a colocarem em seu calendário, onde realmente colhi os frutos dos treinos que se iniciaram após a minha cirurgia no joelho que ocorreu em junho, aproximadamente 4 meses, e realmente pude observar que um treino bem feito e com uma dieta bem controlada faz toda a diferença, e diante disso gostaria de agradecer o grande amigo que tive a oportunidade de conhecer que é o Fernando Marques, que orquestra magnificamente a First Studio Personal.
E para esse ano acredito que realmente será muito bom, a principal novidade profissional é minha ultima publicação e especial, que vocês podem encontrar no link logo abaixo na aba "artigos internacionais", esse trabalho se trata do meu mestrado e a partir dele surgiram novas ideias e novos trabalhos, um deles é o trabalho do IC (Iniciação Científica) Caio Yogi Yonamine que esta rendendo resumos em congressos e estamos finalizando outro artigo com esses dados, outra novidade é que agora ele é um mestrando aqui em nosso laboratório.
Pessoalmente e esportivamente tenho grandes e pequenos planos, desta vez bem traçados, para esse ano, aconselho a todos a traçarem metas e persegui las.
Um bom ano para todos cheio de oportunidades...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ribose e performance

A quebra da fosfocreatina pela ação da creatinaquinase (CK) é a principal via de produção de ATP durante curtos períodos de exercício extenuante. No entanto, como a concentração de fosfocreatina muscular rapidamente se esgota, a taxa de refosforilação do ADP através da CK é prejudicada, o que provoca diminuição do conteúdo ATP intracelular e aumenta o conteúdo ADP. Uma fração desse ADP é reduzida a IMP (inosine 5´ -monophosphate) por ação da adenilato quinase e AMP aminase.
Durante exercícios intensos o pool de ATP no músculo esquelético humano é reduzido a inosine 5´ -monophosphate (IMP), este composto produzido no músculo não é permeável a membrana e ao final do exercício é utilizado para a resintese de ATP. Uma parcela desse IMP pode ser desfosforilado em inosina e ser liberado para a circulação junto com produtos da degradação de hipoxantina, que serve como substrato e fonte de nitrogênio, lembrando que essa situação depende da intensidade e duração do exercício.
A perda de nucleotídeos, que são compostos por base nitrogenada, grupo fosfato e uma pentose, pelo músculo é restaurada por dois sistemas: via purina que depende do AMP gerado pela inosina e/ou hipoxantina ou via síntese de novo nucleotídeo, lembrando que uma vez na circulação esses não podem ser recuperados tanto durante atividade como no repouso, portanto a restauração do ATP parece vir através do pool intracelular de inosina e hipoxantina.
Um passo limitante para a síntese de novo nucleotídeos tem sido estudada e postula se que uma enzima chamada phosphoribosyl pyrophosphate (PRPP) tem um papel crucial, onde essa enzima gera ribose 5´-fosfato que por sua vez é sintetizada a partir da fosforização de ribose. O nível de ribose no músculo é limitada, portanto, uma maior disponibilidade de ribose pode aumentar a formação de PRPP e da taxa de síntese de adenina nucleotídeos.
Ou seja, parece que a suplementaçao com ribose teria um efeito benefico na geração de novos RNA mensageiros (mRNA), consequentemente novas proteinas, aumentanto a sintese proteica. A teoria nos mostra essa hipose, mas os trabalhos que encontramos na literatura não confirmam tal efeito.



Hellsten, Y., L. Skadhauge, and J. Bangsbo. Effect of ribose supplementation on resynthesis of adenine nucleotides after intense intermittent training in humans. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 286: R182–R188, 2004
Seifert JG, Subudhi AW, Fu MX, Riska KL, John JC, Shecterle LM, St Cyr JA. The role of ribose on oxidative stress during hypoxic exercise: a pilot study. J Med Food. 2009 Jun;12(3):690-3
Op 't Eijnde B, Van Leemputte M, Brouns F, Van Der Vusse GJ, Labarque V, Ramaekers M, Van Schuylenberg R, Verbessem P, Wijnen H, Hespel P. No effects of oral ribose supplementation on repeated maximal exercise and de novo ATP resynthesis. J Appl Physiol. 2001 Nov;91(5):2275-81.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Domínio mionuclear e Hipertrofia

Vou tentar esmiuçar um assunto bem interessante e complicado, que vai servir de conhecimento prévio para o próximo post.
Quando chegamos a uma academia ouvimos os profissionais especializados dizerem, que o exercício de força é importante para gerar miotrauma, pequenas lesões no tecido muscular, e esses são importantes para estimular a recuperação desse tecido de maneira mais eficiente, aparecendo então a importância dessa ferramenta para a profilaxia, prevenção de lesões, para varias outras modalidades esportivas.
Sendo assim como estímulos de lesões podem ser benéficos???
Vamos discorrer algumas coisas importantes, nossas células musculares apresentam em seu sarcolema, membrana das células musculares, algumas células que se encontram quiescentes e são chamadas células satélites (satellite cell), que sobre alguns estímulos é capaz de se dividir, migrar e fundir-se para colaborar para a regeneração e/ou crescimento do tecido muscular. Após o estimulo ao exercício ocorre a liberação de varias citocinas e agentes pro e anti-inflamatórios que são responsáveis pelo disparo de varias cascatas de sinalização celular especificas contribuindo para o estimulo de diferenciação das células satélites em mioblastos, ocorrendo assim a recuperação do tecido.
Perante essas situações de injuria e stress sucessivos devido ao treinamento programado surge a hipertrofia, regidos pelo principio do domínio nuclear, em definição este domínio é a área total de sarcoplasma, citoplasma das células musculares, divida pelo número de mionúcleos na fibra muscular. Sabendo que cada mionúcleo rege um determinado volume celular e que o aumento do numero de núcleos derivado da adesão das células satélites permite o aumento do volume celular total, sendo que cada mionúcleo vai ficar responsável por um domínio de volume igual ao inicial sem prejuízo para a homeostasia da fibra muscular.
Sendo assim tentei clarear um pouco sobro os mecanismos de hipertrofia muscular envolvendo a ativação das células satélites.



Kadi F, Schjerling P, Andersen LL, Charifi N, Madsen JL, Christensen LR, Andersen JL. The effects of heavy resistance training and detraining on satellite cells in human skeletal muscles. J Physiol. 2004 Aug 1;558(Pt 3):1005-12


Holterman CE, Rudnicki MA. Molecular regulation of satellite cell function. Semin Cell Dev Biol. 2005 Aug-Oct;16(4-5):575-84. Review.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro (DMSC)

Ontem foi o Dia Mundial Sem Carro (DMSC) e te faço uma pergunta: o que você fez para colaborar com essa iniciativa?E vejam essa iniciativa visa melhorar a qualidade de vida de TODOS que habitam nessa cidade repleta de caos...
Durante a concentração que ocorreu na praça do ciclista no inicio da paulista e durante todo o percurso que envolveu a Av. Paulista, 23 de Maio, Marginal Pinheiros e Rebouças pensei e pude constatar que a bicicleta realmente é uma solução palpável a todos. E partindo disso ali as pessoas se divertiram e se sociabilizaram coisa que não estamos acostumados a ver nessa cidade doentia que consome as pessoas e constroem pessoas totalmente individualistas, não ocorreram incidentes, e a idéia fundamental foi cumprida, curtir a liberdade de poder se deslocar com as próprias forças e ser levado por pensamentos.
Realmente reforço o meu pensamento, seres humanos foram feitos para se deslocar e se movimentarem, portanto a postura estática imposta pelos automóveis e/ou no trabalho precisam ser revistos e aproveitando reflita sobre sua postura, estática ou de movimento!
Alguns podem falar que aproveitam o tempo na condução para ler ou fazer algumas tarefas que podem ser feitas nessas condições, mas vejam se usar um meio de transporte fácil e eficiente, sem citar aqui os benefícios para a saúde, provavelmente poderá chegar em casa mais rápido e com mais tempo para fazer coisas que precisa e o mais importante, carregado de menos estresse.
Bom... é isso recado dado!!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

XXIX Troféu Brasil de Atletismo

Faz algum tempo que queria assistir o Troféu Brasil de Atletismo, e nesse ano consegui um tempinho para assistir na sexta-feira (17/set) algumas provas que foi realizado no Centro Esportivo de São Paulo, com uma pista maravilhosa.
Sabe se que esse conjunto de provas dentre elas: corridas, saltos e lançamentos são consideradas provas nobres e uma das mais antigas realizadas, sendo assim fica fácil saber por que assistir um espetáculo desse a céu aberto se torna uma oportunidade impar e também sou suspeito para dizer algo sobre atletismo pois tenho um grande apreço por essa modalidade.
E pasmem ao chegar ao evento me sento a alguns centímetros do Vanderlei Cordeiro de Lima um medalhista olímpico, e começo a me deparar com um monte de atletas que estamos acostumados a ver nos noticiários e o mais legal e interessante que eles estavam ali ao alcance dos olhos e com uma postura bem simples e acessível, totalmente diferente do estrelismo de alguns “atletas”. Ver aqueles ATLETAS, sim... para mim com letra maiúscula mesmo, no meio da arquibancada sem grandes luxos ou qualquer badalação me fez refletir, sabendo que o atletismo é um esporte que guardadas as proporções pode ser praticado sem muito investimento, porque não encher aquela arquibancada de jovens colegiais e incentivar de alguma maneira essa modalidade com mais fomento e vontade. Por que os canais abertos pouco deram importância para esse evento e preferem continuar a divulgar as mesmices de sempre... bom acho que as respostas podem ser complexas e alongadas!!!
Mas puxando a sardinha para o meu lado, se isso ocorresse teríamos mais pesquisas na área e conseqüentemente mais resultados positivos e acho que com certeza poderíamos almejar algo maior nos jogos olímpicos.
Para aqueles que nunca assistiram... assistam...