domingo, 7 de setembro de 2008

Lesão de joelho

Fui procurado por um grande amigo com dúvidas sobre lesão de joelho, especificamente ligamento cruzado anterior (LCA), se deveria fortalecer antes da operação, e de qual maneira deveria proceder.
Algumas explicações rápidas. Esse tipo de lesão é comum na prática esportiva, geradas por uma projeção anterior da tíbia em relação ao fêmur ou uma rotação do fêmur em relação à tíbia. A recuperação, na maioria das vezes, para aqueles que apresentam sintomas clínicos como edema, dor e falseios, é feito por intervenção cirúrgica. Lembrando somente que existem fatores que predispõem os indivíduos a esse tipo de lesão, como aspectos anatômicos, neuromusculares e biomecânicos.
Mas antes dessa intervenção faz-se necessário o fortalecer da musculatura periférica ao joelho para que a recuperação seja mais rápida e menos traumática, e no período pós-operatório é necessário restabelecer a capacidade articular e força desse ligamento juntamente com outras musculaturas que estabilizam o joelho. Lembrando que a escolha dos exercícios é fundamental e crítica nesses períodos.
Voltando a questão, nos meses que antecedem a cirurgia o fortalecimento deve ser feito com movimentos limitados e de acordo com o grau da lesão. Iniciar com exercícios isométricos de cadeia cinética fechada (CCF), wall slide (deslizamento na parede) em ângulos de 45 e 60 graus, progredindo para leg press, com ângulos entre 45 e 90 graus, dependendo do indivíduo pode ser utilizado exercícios dinâmicos (limitando se aos ângulos descritos e evitando a extensão total). Não esquecendo-se do concomitante fortalecimento de outros grupamentos musculares, como: isquiotibiais, adutores, abdutores, glúteo e abdominais. Lembrando somente mais uma vez que deve ser evitado a extensão do joelho por completo, pois nessa situação ocorre a anteriorização da tíbia, limitado pela lesão de cruzado anterior e evitando assim o agravamento desta. Deve-se também, ser utilizados exercícios proprioceptivos. Frisando que essas são sugestões de intervenções, pois a escolha do procedimento vai ser altamente individualizada dependendo do grau da lesão.
Somente um parêntese, esse tipo de lesão, durante o movimento de marcha, leva a uma antecipação da contração dos isquiotibiais evitando o deslocamento anterior da tíbia, previnindo as falseadas, levando a uma mudança na marcha. Nesse caso há relatos do surgimento de artrose, lesão meniscal ou até de outros ligamentos, sendo que esse processo progride ao longo dos anos.
O importante é que há um consenso que joelhos fortes, saudáveis e, principalmente, estáveis são essenciais para o sucesso de algumas funções motoras. Entendeu? Se não, se mexa e procure uma maneira de não ser sedentário.

Um comentário:

Unknown disse...

Belo artigo, grande amigo!