segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Por que correr?


Há vários relatos na literatura dos efeitos positivos da prática regular de exercícios físicos, dentre esses a diminuição dos riscos cardiovasculares e a incidência de câncer. Desta maneira, surgem investigações com relação à quantidade e qualidade dessa intervenção na prevenção de patologias, descritas na literatura como diretrizes.
Nesse sentido, foi publicado um trabalho muito interessante na Medicine & Science in Sports & Exercise na edição de outubro, onde é discutida a relação da intensidade e volume de treinamento de corrida na prevenção de um mal que acomete homens de idade mais avançada, a hiperplasia prostática benigna (HPB).
A hiperplasia prostática benigna leva a uma micção desconfortável dos homens entre 35 e 55 anos, responsável por internações e atendimentos de emergência, culminando com um grande gasto dos órgãos públicos de saúde.
Desta maneira, esse trabalho utilizou homens com experiência na modalidade, ou seja, corrida. Estes responderam um questionário de exclusão pré-estabelecido, solicitando: histórico em corrida, histórico de peso, habito de fumo, risco cardíaco e câncer, hipertensão, colesterol e diabetes, para seleção dos indivíduos, avaliaram ainda o consumo de frutas, peixes e álcool.
Concluíram que o exercício físico regular diminuiu significativamente a incidência da HPB, demonstrando relação com a performance, visto que os atletas que mantinham um melhor desempenho no teste de 10 km, tiveram menor incidência que os atletas com performance menor.
Sendo assim, mais uma evidência do efeito profilático do exercício físico, realizado de forma sistemática, é demonstrado. Ressaltamos somente que essa prática deve ser orientada e individualizada, a fim de ter um controle dos treinos objetivando os fatores positivos e evitando os malefícios.
Ou seja, tente de alguma maneira sair dessa vida sedentária, busque alguma atividade a qual vai ter prazer, e invista um pouquinho a cada dia na sua poupança, que acredito ser a mais valiosa, a sua saúde.

Williams PT. Effects of running distance and performance on incident benign prostatic hyperplasia. Med Sci Sports Exerc. 2008 Oct;40(10):1733-9

Nenhum comentário: